Poços artesianos: tudo o que você precisa saber!

Poços artesianos: tudo o que você precisa saber!

Os poços artesianos são um tipo de poço tubular profundo que capta água de aquíferos. Eles podem ou não ser jorrantes. Assim, podem precisar de sistema de bombeamento (em caso de não jorrante).

Geralmente, possuem de 100 m a 1000 m de profundidade e são perfeitos para atender diferentes empreendimentos, como hotéis, condomínios, shoppings, indústrias, lavouras, etc., já que oferecem até 60% de economia no fim do mês e duram em média quarenta anos! Abaixo você confere tudo o que precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!

Aqui na Hidrolle você garante água de qualidade com economia. Somos especializados na perfuração e manutenção de poços artesianos de acordo com as normas da ABNT. Somos 100% certificados para oferecer a melhor qualidade para seu empreendimento ou residência. Entre em contato conosco e descubra mais sobre nossos serviços.

Você também vai gostar de ler:
➡️ 5 tipos de bombas para poços
➡️ Manutenção de poço artesiano
➡️ Como regularizar poço artesiano?

O que são poços artesianos?

São um tipo de poço tubular profundo perfurado no subsolo para captar águas subterrâneas para consumo. Os poços conhecidos como artesianos fornecem água de aquíferos ou de fendas de uma formação rochosa.

Podem ser jorrantes, ou seja, não ter a necessidade de um sistema de bombeamento para subir a água até a superfície. Mas poços jorrantes são raros, por isso, muitas vezes os poços artesianos precisam, sim, de motobombas para captação da água.

Geralmente, esse tipo de poço possui de 100 a 1000 metros de profundidade, podendo ter até 2 mil metros!

O nome “artesiano” remonta do ano 1126, quando um poço desse tipo foi construído na cidade francesa de Artésia. Apesar do nome, há indícios de que os chineses já construíam poços deste estilo desde 5000 a.C.!

Perfuração de poço artesiano jorrante.

Poço semi artesiano

O poço semi artesiano também é um poço tubular profundo. Diferente do poço artesiano, sua água é extraída do lençol freático, uma camada mais próxima da superfície.

Esse modelo sempre precisa de um sistema de bombeamento, assim como de revestimento da parede do poço. Em média, possui de 20 a 60 metros de profundidade.

Embora sua água seja captada do lençol freático, ela também é potável e segura, já que depois de 20 metros de profundidade não há risco de contaminação, pois ultrapassa a primeira camada do solo.

Vantagens

Confira os principais benefícios que os poços artesianos e semi artesianos oferecem:

✔️até 60% de economia nos gastos mensais com água;

✔️é capaz de abastecer locais com grandes aglomerados de pessoas;

✔️o impacto ambiental é bem menor em relação a outras estações de tratamento;

✔️a perfuração de poço artesiano é mais rápida do que outros métodos de captação de água;

✔️fornece água de excelente qualidade, limpa e com alto nível de pureza microbiológica;

✔️evita racionamento, escassez ou cortes no fornecimento de água;

✔️valoriza a residência ou empreendimento;

✔️possui vida útil de 40 anos.

Como fazer poço artesiano?

Equipe da Hidrolle fazendo um poço artesiano.

Esse é um serviço que só pode ser executado por profissionais credenciados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e certificados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

A perfuração de poços artesianos é complexa e possui várias etapas para garantir a integridade do poço e a qualidade da água captada.

Primeiro, é realizado um estudo de viabilidade no local onde o poço será perfurado. Ele auxilia na descoberta de possibilidade de captação, estimativa de vazão e volume. Com essa avaliação hidrogeológica pronta, é preciso solicitar a licença de perfuração junto ao DAEE.

Depois, escolhe-se o método de perfuração (rotativo ou rotopneumático), conforme o tipo de solo da região. Após a perfuração, são instalados as bombas, filtros, tubos e revestimento da parede do poço.

Por fim, é preciso solicitar a outorga de uso da água ou dispensa de outorga ao DAEE. Para isso, deve-se instalar o hidrômetro, fazer testes de vazão e análise da água.

Pode beber a água dos poços artesianos?

A potabilidade da água captada de um poço tubular profundo é uma preocupação comum. Mas não há com o que se preocupar.

Tanto o poço artesiano como o poço semi artesiano fornecem água de qualidade, rica em sais minerais e com alto nível de pureza microbiológica. Isso porque a água captada fica nas camadas mais subterrâneas — nos aquíferos (no caso do poço artesiano) ou no lençol freático (no caso do poço semi artesiano) — e assim não correm o risco de contaminação.

Além disso, antes de a água ser liberada para consumo, ela precisa passar por uma análise microbiológica para que sua potabilidade seja atestada e para poder ter seus elementos corrigidos ou até mesmo para ser tratada e desinfectada.

Como saber se tem água antes da perfuração do poço artesiano?

Infelizmente, não é possível saber com certeza absoluta se haverá água antes da perfuração do poço artesiano. Entretanto, um estudo hidrogeológico feito por engenheiros e geólogos credenciados pelo CREA indicam os pontos com maiores chances de se encontrar água.

Para minimizar os riscos, sempre conte com uma empresa especializada na perfuração de poços artesianos. Elas sabem como realizar o mapeamento correto da região para conhecer as características hidrogeológicas da área.

Veja como saber se tem água antes de perfurar poços artesianos.

Partes que compõem os poços artesianos

Confira alguns dos equipamentos que compõem o poço artesiano e semi artesiano.

Bomba para poço artesiano

Também são conhecidas como motobombas. São elementos cilíndricos e alongados, que extraem a água do interior do poço e armazenam num reservatório para posterior uso. Existem as bombas submersas e as centrífugas.

Filtro

O filtro para poço é usado para manter a pureza da água. Em geral, a água do poço artesiano já é filtrada pela camada rochosa, dispensando o uso de filtros. Entretanto, alguns poços tubulares profundos podem precisar desses equipamentos, como os semi artesianos.

Tubos cegos

São colocados na parte do poço que fica acima do lençol freático.

Pré-filtro

É uma camada de areia grossa colocada entre a tubulação (filtro e tubos cegos) e a parede do solo, ao longo da extensão do poço.

Como funciona?

Perfuração de poços artesianos e semi artesiano.

Desse modo, a água do lençol freático passa pelo pré-filtro, que retém impurezas de maior tamanho. Depois, passa pelo filtro, atinge o interior do poço sendo bombeada para a superfície.

Os poços artesianos jorrantes funcionam sem bombas, já que a pressão da água é o suficiente para que ela suba até a superfície. Mas como dito, eles são mais raros.

Manutenção de poços artesianos

Para garantir a qualidade da água e integridade do sistema que compõe o poço, o recomendado é fazer a limpeza preventiva a cada 3 anos. Porém, em alguns casos, pode ser necessário realizar a manutenção corretiva para descobrir o que tem de errado com o poço. É o caso de a água apresentar sujeiras, gosto ou cheiro ruim, cor ou até mesmo queda da vazão.

➡️ Saiba mais sobre manutenção de poços – Hidrolle

Regularização

Se você contratar uma empresa séria para a perfuração do seu poço artesiano, não precisa se preocupar com essa parte. Ela vai te auxiliar em todas as etapas de regularização da perfuração e do uso da água subterrânea.

Mas, no geral, para estar dentro da lei, o poço precisa contar com a licença para perfuração e depois com a outorga ou dispensa de outorga de uso da água.

Em casos de poços antigos, é necessário comprovar que o poço está de acordo com a legislação. Muitas vezes, será necessário adequá-lo à lei.

A regularização de poços artesianos também deve ser feita em casos de poços abandonados ou completamente desativados.

Quanto custa um poço artesiano? – Preço online

Funcionário da Hidrolle em obra de contrução de poço artesiano.

O preço total depende da quantidade de metros perfurados, tipo de solo e de sistema de perfuração, material do revestimento, sistema de bombeamento, entre outras particularidades do seu poço tubular profundo.

A Hidrolle é uma empresa especializada na perfuração e manutenção de poços artesianos. Ajudamos grandes empresas, órgãos públicos e outros empreendimentos com 5 anos de garantia construtiva para seu poço. Peça seu orçamento. Em breve, respondemos sua mensagem.

Artigos que Podem te Interessar

Descubra tudo sobre perfuração, manutenção e regularização de poços artesianos com artigos completos sobre suas principais dúvidas!

Veja Todos os Artigos