Poço Semi Artesiano

O que é poço
semi artesiano?

O poço semi artesiano, assim como o poço artesiano, é um poço tubular profundo. Nesse sentido, todo poço construído a partir da perfuração do solo para captação de água subterrânea é chamado poço tubular profundo.

Tecnicamente, o poço é considerado semi artesiano quando precisa de um conjunto de bombeamento, após perfurado, para ser capaz de captar água dele. Desse modo, é um poço que costuma ter entre 20 e 60 metros.
A água desse tipo de poço também é recomendada para uso. Assim como a água do poço artesiano tradicional, o semi artesiano também capta água de qualidade, com alto nível de pureza microbiológica e abundância de sais minerais.

Isso mostra que qualquer tipo de poço tubular profundo, quando instalado por uma equipe experiente e com todas as certificações, é uma excelente opção de abastecimento para diferentes tipos de empreendimentos: hotéis, condomínios, agronegócio, etc.

Qual a diferença entre poço artesiano e semi artesiano

Qual a diferença entre poço artesiano e semi artesiano?

Da visão técnica, a principal diferença entre esses dois tipos de poço tubular profundo é que o artesiano se caracteriza por ser um poço jorrante. Isto é, quando perfurado, apenas a pressão da água já é suficiente para ela subir até a superfície. Enquanto isso, o poço semi artesiano precisa da instalação de um sistema de bombeamento para captar a água.

Entretanto, é interessante saber que, é bastante raro encontrar poços jorrantes. A maioria dos poços tubulares profundos necessitam de bombas para a captação de água.

Levando isso em consideração, popularmente, também é considerado poço artesiano um poço com profundidade maior do que 60 metros e cuja água é extraída de uma camada de rocha (não do solo).

Outra diferença é que, a água do poço artesiano vem de um aquífero ou de fendas de uma formação rochosa. Esse tipo de poço pode ter até 2 mil metros de profundidade, sendo mais comum possuir de 100 a 1000 metros.
Já a água do poço semi artesiano vem de um lençol freático, mas, nem por isso, ela é menos segura. Como a perfuração atinge pelo menos 20 metros de profundidade, ultrapassa a primeira camada do solo — que poderia estar contaminada —, e, como o poço costuma ser revestido, se torna segura, diferente de um poço raso simples (com menos de 20 metros de profundidade).

Quanto custa um poço semi artesiano?

O preço varia de acordo com a quantidade de metros perfurados, os equipamentos que deverão ser instalados para a captação de água, localidade e tipo de solo, entre outros detalhes do projeto.

Para saber quanto custa um poço semi artesiano ou artesiano, o ideal é entrar em contato com uma empresa séria do segmento, que preze pela qualidade da obra, da equipe de perfuração e dos equipamentos instalados para captação da água.

Quanto custa poço artesiano

Como fazer um poço semi artesiano?

Tanto o poço artesiano quando o semi artesiano precisam ser construídos por uma empresa especializada. A equipe de perfuração deve ser certificada e credenciada nos principais órgãos reguladores de poços tubulares profundos. Além disso, a empresa deve contar com equipe experiente e equipamentos de alta tecnologia para oferecer qualidade e agilidade na perfuração de poços.

 

Desde 1999, a Hidrolle ajuda empresas como a sua a garantir água de qualidade com economia. Solicite um orçamento, nossa equipe retorna seu contato em breve.

Você também pode se interessar:

Hidrolle-Perfuração e Manutenção de Poços Artesianos desde 1999

Entre em contato com a nossa equipe de atendimento pelo WhatsApp ou envie sua mensagem pelo formulário.