Como Fazer Poço Artesiano

Como fazer poço artesiano

Construção de poços artesianos

A execução do poço artesiano exige uma série de etapas que devem ser cumpridas para garantir o bom funcionamento e a legalidade do projeto. Se você deseja um poço para seu empreendimento urbano ou rural, conte com a Hidrolle. Desde 1999, levamos água de qualidade e economia para diferentes empresas e organizações. Desenvolvemos desde o projeto até a execução.

 

Oferecemos garantia de 5 anos na construção do seu poço artesiano!

Como fazer poço artesiano? - Passo a passo

A construção de poços artesianos é complexa. Para ter sucesso na execução, você vai precisar contar com a ajuda de uma empresa reconhecida no mercado e que tenha todas as certificações necessárias para realizar o trabalho (ABNT, CREA, DAEE e ABAS).

 

A Hidrolle, por exemplo, possui essas certificações, equipe técnica altamente capacitada e máquinas de alta tecnologia para a execução do seu poço.

 

Confira o passo a passo de como fazer poço artesiano.

1 – Estudo de viabilidade

Primeiro, nossos geólogos e engenheiros credenciados e experientes fazem uma análise geológica e hídrica no local onde o poço artesiano será instalado. Isso é essencial para descobrir a possibilidade de captação, vazão e volume estimados de águas subterrâneas nessa região.


Esse trabalho é totalmente personalizado e dá origem a um projeto que atende todas as necessidades do seu empreendimento. É nessa etapa também que é estimado quanto custa para fazer um poço artesiano.

2 - Perfuração: tipos de solo e métodos

Tendo a avaliação hidrogeológica e o orçamento, fazemos a solicitação da Licença de Perfuração. Depois, vem o trabalho em si.

A perfuração de poço artesiano leva em conta o tipo de rocha encontrada na região para escolher o melhor método.

Poço em Rocha
Formação Cristalina

Poço em Rocha Formação Cristalina

Rochas cristalinas ou magmáticas, como granito, basalto e diorito. Esse tipo de solo é chamado sólido. Aqui, geralmente é utilizada uma perfuratriz com sistema rotopneumático. Esse método conta com um martelo pneumático que fragmenta as rochas, enquanto uma broca giratória tritura a rocha fragmentada para criar o furo. As paredes do poço são revestidas até o início das rochas cristalinas.

Poço em Sedimento Formação Sedimentar

Poço em Sedimento Formação Sedimentar

Rochas sedimentares, como arenito, argila e calcário. Como são formadas por acúmulo de sedimentos, o terreno é chamado de arenoso. A perfuração de poço artesiano nesse tipo de solo é realizada pelo método rotativo, que corta e tritura as rochas. As paredes do poço são totalmente revestidas.

Poço Misto - Formação sedimentar e cristalina

Também existem os projetos mistos, quando o solo tem formação cristalina e sedimentar.

3 - Pós-perfuração

Depois da etapa da perfuração e de encontrada a presença de água, seu poço artesiano vai precisar de alguns complementos: instalação de bombeamento, tubulação, filtros, além do próprio revestimento do poço.

 

Além disso, são recomendados testes de potabilidade da água. Mas não é preciso ficar preocupado. No geral, águas encontradas em profundidades de 100 metros ou mais costumam ser de boa qualidade, pois, são captadas de aquíferos e filtradas naturalmente pela camada rochosa.

pós perfuração
Outorga

4 - Outorga

Por fim, fazemos o pedido de outorga para o uso da água. Isso porque a água é considerada um bem do Estado ou da União e seu uso para fins particulares deve ser solicitado aos órgãos estaduais competentes.

Para ter essa autorização, você deve fazer a instalação do hidrômetro, testes de vazão e análise da água. Dependendo da vazão e uso diário de água, é possível solicitar a dispensa de outorga. Mas se seu poço não se enquadra nos requisitos de dispensa, o Estado vai conceder uma outorga de uso para seu empreendimento.

Esse documento tem prazo de validade (nos estados de São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, a outorga tem validade de cinco anos). Antes do vencimento, é necessário realizar a renovação da outorga. Além disso, o poço artesiano também deve passar por manutenções preventivas a cada 3 anos.

Quanto custa para fazer um poço artesiano?

Para calcular quanto custa para fazer um poço artesiano, é preciso considerar o preço por metro de perfuração, o tipo de solo, o método utilizado, a vazão e a quantidade de uso diário de água necessária, equipamentos instalados e outros serviços agregados.

Por isso, a melhor maneira de saber qual o preço da perfuração de poço artesiano é solicitando um orçamento online com a nossa equipe. Há mais de 20 anos, a Hidrolle tem como compromisso entregar o melhor custo-benefício para seus clientes.

Você também pode se interessar:

Hidrolle-Perfuração e Manutenção de Poços Artesianos desde 1999

Entre em contato com a nossa equipe de atendimento pelo WhatsApp ou envie uma mensagem pelo formulário.