Por que fazer manutenção de poço artesiano? Veja 5 motivos!

Por que fazer manutenção de poço artesiano? Veja 5 motivos!

A manutenção de poço artesiano é muito importante, mas muitas pessoas se esquecem disso depois da perfuração. Esse serviço é fundamental para preservar a qualidade da água, conservar a estrutura e manter o funcionamento correto dos equipamentos do poço. Continue a leitura e confira tudo sobre o assunto!

A Hidrolle é uma empresa especializada em perfuração e manutenção de poços. Nossa equipe conta com mais de 21 anos de experiência em entregar água de qualidade em abundância para órgãos púbicos e para diferentes empreendimentos privados. Entre em contato. Em breve, nossa equipe retorna sua mensagem.

Você também vai gostar de ler:

➡️ Tudo sobre poços artesianos

➡️ 5 tipos de bomba para poços

➡️ Regularização de poço artesiano

5 motivos para fazer a manutenção de poço artesiano

Realizar a manutenção de poço artesiano e semi artesiano proporciona inúmeras vantagens para seu empreendimento ou residência. Destacamos 5 benefícios abaixo.

1 – Garantir a qualidade da água utilizada diariamente

Conforme o poço vai sendo usado, sua tubulação pode começar a descascar, assim como sedimentos e outros resíduos podem se acumular nas paredes e fundo do poço.

Isso é normal, mas esses elementos podem comprometer a qualidade da água. Por isso, é recomendada a manutenção periódica para averiguar essas situações ou então a manutenção urgente quando forem constatadas mudanças na cor, gosto e cheiro da água.

2 – Prevenir problemas e gastos imprevistos

Quando feita de maneira periódica e preventiva, a manutenção de poço artesiano ajuda a prevenir problemas e evita gastos repentinos. O acúmulo de sujeira, por exemplo, pode degradar o poço, causando ferrugem, incrustações e danos aos equipamentos. Se a tubulação se rompe, é difícil recuperar os pedaços caídos no poço. Por isso, é muito mais fácil manter a limpeza em dia.

Além de evitar problemas futuros, a limpeza também ajuda na identificação de áreas que precisam de reparos, evitando assim gastos imprevistos e urgentes no futuro.

3 – Manter a vazão de água

A manutenção e limpeza também ajudam a desentupir os tubos, evitando que a vazão de água diminua ou seja interrompida. Nesse sentido, quando se percebe diminuição na vazão ou até mesmo quando o poço para de funcionar, esse pode ser o motivo. A solução é uma manutenção corretiva para fazer o poço voltar a funcionar normalmente.

O teste de vazão do poço é um dos procedimentos da manutenção.

4 – Aumentar a vida útil do poço

Todo poço tubular profundo tem um prazo de validade, mas ele pode durar por muito tempo se for bem cuidado. A vida útil varia de 45 a 70 anos, o que é muito tempo de economia e vantagens. E realizar a manutenção regularmente ajuda a prolongar a durabilidade do seu poço.

➡️ Saiba os benefícios da perfuração de poços – Hidrolle

5 – Corrigir problemas no poço

Outro motivo para fazer a manutenção é para corrigir problemas no poço, sejam simples reparos ou problemas mais graves que podem comprometer todo o funcionamento da estrutura.

Na manutenção preventiva, as áreas podem ser reparadas antes que tragam problemas ao poço. E se o poço já apresenta problemas como queda da vazão ou comprometimento da qualidade da água, é preciso fazer o conserto rapidamente!

Tipos de manutenção

Como visto brevemente, existem dois tipos de manutenção de poço artesiano: a preventiva e a corretiva. Abaixo você entende melhor como funciona cada uma.

Manutenção preventiva

Como o nome indica, é a manutenção realizada periodicamente antes que o poço apresente algum problema. Ela é fundamental para prevenir problemas, mas também para garantir a segurança e a qualidade da água, já que a limpeza e a desinfecção do poço fazem parte desse serviço.

Esse tipo de manutenção é importante, pois, o profissional checa todos os equipamentos responsáveis pelo funcionamento do poço, assim como a qualidade da água. Isso garante que eventuais defeitos sejam encontrados antes de causar grandes problemas e despesas imprevistas.

Manutenção preventina de poço artesiano.

Manutenção corretiva

É a manutenção realizada para corrigir algum problema encontrado no funcionamento do poço. Geralmente, a manutenção corretiva é feita quando a bomba para de funcionar ou a água apresenta cheiro, gosto ou cor diferentes dos habituais.

Infelizmente, nem sempre os problemas podem ser detectados com antecedência. Mesmo poços que passam periodicamente por uma manutenção preventiva podem precisar em algum momento de uma manutenção corretiva.

Quando fazer a manutenção de poço artesiano?

Depende do tipo de manutenção necessária. O recomendado é que a manutenção preventiva seja realizada a cada 3 anos, mesmo que o poço não apresente problemas aparentes. Já a manutenção corretiva é realizada em caráter emergencial, quando o poço apresenta algum problema no funcionamento ou na qualidade da água, e deve ser feita imediatamente após o surgimento do problema.

Procedimentos que fazem parte da manutenção de poço artesiano

Como a manutenção de poço artesiano abrange o funcionamento completo da estrutura, ela conta com vários serviços.

Limpeza do poço

Essa é uma etapa fundamental da manutenção preventiva e corretiva. Durante a limpeza do poço são retiradas as impurezas e sedimentos que ficam acumulados nas formações geológicas e fundo do poço. Isso é importante porque, além de impedir que essas substâncias entrem em contato com a água e prejudique sua qualidade, também evita que elas entupam o sistema de bombeamento e comprometam a vazão da água.

Equipe da Hidrolle fazendo a limpeza de poço artesiano.

Verificação dos equipamentos que compõem o poço

Durante a manutenção, o sistema de bombeamento é averiguado e higienizado para ver se precisam ser trocados ou se estão em seu pleno funcionamento. Essa verificação é realizada desde a bomba até o painel elétrico.

Controle da qualidade da água

O controle da qualidade da água é extremamente importante, pois envolve a saúde das pessoas. Durante a manutenção e limpeza, a água passa por desinfecção com aplicação de hipoclorito de sódio. Depois, é recomendada uma nova análise da água para garantir que ela atende os níveis de potabilidade e segurança.

Teste de vazão

O teste de vazão é importante para saber a capacidade máxima de vazão do seu poço. Esse teste verifica as características hidráulicas do aquífero ajudando a identificar o melhor ponto de extração, otimizando a eficiência da captação da água e do funcionamento do poço tubular profundo.

Como fazer manutenção em poço artesiano? – Orçamento online

A Hidrolle é uma empresa de manutenção de poço artesiano com ampla experiência no mercado.

A melhor maneira de fazer a manutenção de poço artesiano, seja ela preventiva ou corretiva, é contratando uma empresa especializada na área. Só uma equipe capacitada e credenciada é capaz de realizar esse serviço com qualidade, já que existem inúmeras etapas na manutenção: desde testes de qualidade da água até checagem de todos os equipamentos utilizados no poço. Se precisar fazer a manutenção do seu poço, pode contar com a Hidrolle.

Artigos que Podem te Interessar

Descubra tudo sobre perfuração, manutenção e regularização de poços artesianos com artigos completos sobre suas principais dúvidas!

Veja Todos os Artigos