Poço semi artesiano: tudo o que você precisa saber!

Poço semi artesiano: tudo o que você precisa saber!

O poço semi artesiano é uma ótima escolha para residências e empreendimentos pequenos. Confira abaixo tudo sobre esse tipo de poço e no que se difere dos poços artesianos e dos poços simples (caipiras).

A Hidrolle é uma empresa especializada em poços artesianos e semi artesianos. Conte com a nossa equipe para a perfuração, manutenção e regularização do seu poço tubular profundo. É só entrar em contato conosco, em breve, respondemos sua mensagem para conversar sobre suas necessidades.

Você também vai gostar de ler:

➡️ Tudo sobre poços artesianos

➡️ Como regularizar poços?

➡️ 5 tipos de bombas para poço

O que é poço semi artesiano?

O poço semi artesiano é um tipo de poço tubular profundo. Desse modo, capta água de qualidade, com abundância de sais minerais e pureza microbiológica.

A água captada do poço semi artesiano vem de reservas profundas do lençol freático.

Poço semi artesiano X poço artesiano

Os poços artesianos e semi artesianos possuem semelhanças e também algumas diferenças. Ambos são poços tubulares profundos, ou seja, captam água de reservas mais profundas, assim como são perfurados por uma máquina perfuratriz.

O poço semi artesiano pode possuir a mesma profundidade do que o poço artesiano. Ambos captam água de aquíferos, porém, apenas o poço artesiano é jorrante, isso é o que diferencia um do outro. Então, precisa ou não de bomba para a captação de água. Sua profundidade varia de 70 a 2000 metros, sendo mais comum entre 100 a 500 metros de profundidade.

Veja a diferença entre poço artesiano e semi artesiano.

Diferença entre poço semi artesiano e poço caipira

Diferente do poço artesiano e do semi artesiano, o poço simples (também chamado de caipira) é um poço raso, e não tubular profundo. Ele também difere no método de perfuração, que é manual. Por ser feito manualmente, é um serviço perigoso, oferecendo risco de morte a quem está escavando!

O poço caipira possui, na grande maioria, profundidade de 20 metros, podendo ser mais raso ou um pouco mais profundo. O perfurador faz a escavação até a metragem que é possível, ou seja, o poço caipira é escavado na parte de sedimento, o material acessível na escavação manual. Assim, a escavação é concluída quando chega a um material mais duro, que impossibilita a escavação manualmente, ou por conter água superficial.

As águas superficiais foram ótimas no passado quando não havia a tecnologia de maquinários para extrair águas subterrâneas. Porém, hoje em dia, correm sérios riscos de serem contaminadas por agrotóxicos, fossa, fezes de animais, etc.

Além dos riscos, o poço caipira é mais propenso a secar em épocas de estiagens. 

Por isso, a importância de um poço artesiano ou semi-artesiano em sua residência, empresa, sítio, hotel, chácaras, etc. O poço artesiano pode ser feito legalmente em qualquer lugar mediante a aprovação do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

Poço semi artesiano precisa de autorização?

Assim como poços artesianos, poços semi artesianos também precisam de uma licença de perfuração para serem construídos e, posteriormente, uma outorga de uso da água ou dispensa de outorga.

É importante lembrar que um poço ilegal traz muitas dores de cabeça, podendo ser interditado, multado e até mesmo ocasionar na detenção do seu responsável!

➡️ Saiba mais sobre Regularização de poço – Hidrolle

Para quem é indicado?

Enquanto os poços artesianos são perfeitos para grandes empreendimentos e grupos de pessoas, como hospitais e shoppings, o semi artesiano é um excelente investimento para residências e empreendimentos pequenos (que não precisam abastecer grandes grupos de pessoas).

Geralmente, é uma escolha de pessoas que buscam fugir de racionamentos em épocas de secas.

Como funciona a perfuração?

Veja como é a perfuração de poços semi artesianos.

Depois do projeto hidrogeológico e da licença de perfuração, é possível começar o trabalho de perfuração do poço. Para isso, é utilizada a perfuratriz mais adequada ao método de perfuração necessário. O método escolhido depende do tipo de rocha da região.

Posteriormente, são instalados pré-filtro, filtro e bomba submersa ou compressor de ar. Por fim, são realizados análise da água, teste de vazão, inserção do hidrômetro e pedido de outorga ou dispensa de outorga para o uso da água.

➡️ Entenda mais sobre perfuração de poços – Hidrolle

Manutenção e limpeza de poço semi artesiano

O poço semi artesiano também precisa passar por manutenção preventiva a cada três anos. A manutenção é essencial para a verificação dos equipamentos que ficam dentro do poço e aferição da qualidade da água.

A falta da manutenção preventiva deixa o poço correndo risco de ter problemas no sistema de bombeamento, podendo perder vazão ou até mesmo parar por completo.

A limpeza periódica do poço semi artesiano é fundamental para a retirada de sedimentos da água, assim como para manter sua qualidade, evitando mudança na cor, gosto e no cheiro, por exemplo. Por isso, se notar mudanças na vazão ou nas características da água, não hesite em contatar uma empresa especializada em poço artesiano, como a Hidrolle.

➡️ Confira mais sobre manutenção de poço

Vantagens do poço semi artesiano

Por fim, confira os principais benefícios de ter um poço semi artesiano.

✅ Economia na conta de água.

✅ Não precisar passar por racionamentos.

✅ Água de qualidade sem precisar escavar muitos metros.

✅ É mais rápido de construir do que os poços artesianos.

✅ Sem risco de contaminação, já que também é um poço tubular profundo.

✅ Manutenção mais em conta já que é menor.

✅ Economia nos equipamentos usados na perfuração.

Qual o preço do poço semi artesiano?

Poço semi artesiano poço.

O preço do poço semi artesiano varia de acordo com a metragem perfurada, tipo de solo e equipamentos que serão instalados para a captação da água. Por isso, solicite seu orçamento aqui com a Hidrolle. Estamos há mais de 20 anos ajudando empreendimentos a ter água em abundância com economia na conta.

Artigos que Podem te Interessar

Descubra tudo sobre perfuração, manutenção e regularização de poços artesianos com artigos completos sobre suas principais dúvidas!

Veja Todos os Artigos