Limpeza de poço artesiano: importância e como fazer?

Limpeza de poço artesiano: importância e como fazer?

Realizar a limpeza de poço artesiano adequada é uma estratégia fundamental, não apenas para manutenção preventiva da construção, como para garantir a devida qualidade da água captada ali.

Afinal, com o tempo, pode ser comum a presença de impurezas, sujeiras e até mesmo objetos no interior do poço. E isso, consequentemente, pode influenciar e interferir em seu funcionamento e sua funcionalidade.

Por isso, preparamos este artigo para reforçar a importância da limpeza de poços artesianos. Trazemos também algumas dicas práticas sobre como realizar esse tipo de serviço de forma segura e profissional.

Boa leitura!

Qual a real importância de uma adequada limpeza de poço artesiano?

Como bem destacado, o acúmulo de detritos, e até mesmo de possíveis objetos dentro de um poço artesiano, pode influenciar diretamente no seu desempenho, como também afetar a qualidade da água.

Em outras palavras, isso pode gerar, por exemplo, problemas como oxidação de peças, ferrugem, incrustações, sujeiras e, inclusive, danos operacionais para os equipamentos.

Para se ter uma ideia, a falta de limpeza e manutenção periódica no poço artesiano pode contribuir para o rompimento das tubulações, entupimentos e vazamentos.

Sendo assim, realizar esse tipo de conserto pode ser bem mais complicado e custoso para você do que uma manutenção periódica e uma limpeza adequada, conforme recomendam os especialistas.

Como é feita a limpeza de poços artesianos?

Veja como é feita a limpeza de poço artesiano.

O serviço de limpeza de poço artesiano deve ser realizado com equipes devidamente capacitadas na área e, evidentemente, com equipamentos adequados para garantir o melhor resultado e a segurança dos envolvidos.

Sabendo disso, podemos destacar algumas das etapas consideradas essenciais nesse processo. Confira a seguir:

  1. O primeiro passo da limpeza do poço é a retirada do sistema de bombeamento de água;
  2. Depois, aplica-se um produto biodegradável, responsável por remover incrustações e limpar o interior do poço artesiano;
  3. Feito isso, é preciso “lavar” o poço, movimentando a água em seu interior. Isso é geralmente feito com um compressor de ar, em um processo conhecido como “air lift”;
  4. É realizada uma escovação por todas as paredes do poço;
  5. Remove-se a água suja e, novamente, aplica-se o compressor de ar;
  6. Aplica-se agora um produto desinfetante, que, em geral, é o hipoclorito de sódio;
  7. A equipe deve avaliar todas as condições dos equipamentos de bombeamento. Se tudo estiver ok, deve-se reinserir o conjunto no poço. Caso contrário, será necessária a manutenção devida no aparelho;
  8. A próxima etapa é a ligação da bomba e deve-se esperar que ela retire os últimos resquícios de impurezas da água (isso pode levar algumas horas, dependendo do tamanho do poço);
  9. É recomendado realizar uma nova testagem da água, para garantir a qualidade;
  10. Finalizando e com tudo ok, o poço estará apto a fornecer água limpa e potável.

Que tipo de produto é usado na limpeza de poço artesiano?

Essa é também uma decisão que deve ser tomada pela empresa responsável pela construção e limpeza do poço artesiano, levando em consideração as características, uso e funcionamento da estrutura.

Logo, realiza-se uma avaliação mais técnica e orientação sobre os possíveis materiais a serem utilizados.

Como bem destacamos acima, o mais recomendado é o uso de produtos biodegradáveis e que permitam uma clorificação adequada da água, sem riscos de contaminações.

Quais são os benefícios da limpeza de poço artesiano?

Poço artesiano jorrante.

Além da questão de garantir uma melhor qualidade da água captada, a limpeza de poços artesianos pode agregar outros benefícios práticos ao usuário, bem como:

  • evita a necessidade de possíveis consertos futuros, mais trabalhosos e custosos;
  • o processo de limpeza é rápido e simples, não afetando muito o fornecimento de água;
  • a limpeza de poço artesiano permite também avaliar com mais exatidão a presença de impurezas e de corpos estranhos no interior da estrutura;
  • permite também identificar possíveis riscos, como rachaduras, fissuras e trincas na rocha;
  • ajuda também a aumentar a vida útil dos equipamentos;
  • evita riscos de contaminação e perda de qualidade da água;
  • contribui para a redução de custos do seu sistema;
  • garante um melhor desempenho do sistema de bombeamento da água;
  • reduz o risco de contaminações e de possíveis mudanças na cor e cheiro da água.

Como contratar um serviço de alta qualidade?

Em geral, as empresas especializadas na perfuração de poços artesianos também oferecem serviços de manutenção e limpeza. É o caso da Hidrolle, referência neste setor desde 1999 e com uma equipe de profissionais altamente qualificada.

A empresa atua principalmente na região de São Paulo e Piracicaba e conta com uma infraestrutura completa para atender às principais necessidades de seus clientes e parceiros, sem falar do melhor custo-benefício de seus serviços.

Por fim, nossa empresa é 100% credenciada, inclusive, sendo uma das poucas especialistas no Brasil a possuir certificados na ABAS (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas), o que reforça a qualidade e o compromisso com os serviços prestados aos nossos clientes.

Veja como contratar o serviço de limpeza de poços.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre a importância da limpeza de poço artesiano e como este processo deve ser realizado com o suporte de equipes profissionais, equipamentos adequados, segurança e uma avaliação completa da parte técnica de todo o sistema de fornecimento de água.

E se você quer saber mais sobre esse tema e contar com toda a assessoria de especialistas, não deixe de conversar com a equipe de atendimento da Hidrolle e conheça todos os diferenciais da nossa empresa.

Artigos que Podem te Interessar

Descubra tudo sobre perfuração, manutenção e regularização de poços artesianos com artigos completos sobre suas principais dúvidas!

Veja Todos os Artigos