Água do poço artesiano com cheiro ruim. O que fazer?

Água do poço artesiano com cheiro ruim. O que fazer?

A água do poço artesiano costuma ser de ótima qualidade e boa para consumo humano. Entretanto, a falta de limpeza periódica, entre outros motivos, pode acabar fornecendo água do poço artesiano com cheiro ruim.

Se você está com esse problema no seu poço, continue a leitura. Este artigo completo vai te ajudar a identificar o que está causando o mau cheiro e maneiras de resolver o problema. Acompanhe!

A Hidrolle é uma empresa de perfuração e manutenção de poço com mais de 20 anos de experiência. Ao longo desse tempo, já ajudamos inúmeros empreendimentos públicos e privados a garantir água de qualidade com economia.

Você também vai achar interessante:

➡️ 5 motivos para fazer a manutenção do poço

➡️ Tipos de bombas para poço e como escolher

➡️ Tudo o que você precisa saber sobre poços

Água do poço artesiano com cheiro ruim: 4 motivos

Abaixo você confere os 4 principais contaminantes que podem estar causando o cheiro ruim na água do seu poço tubular profundo.

1 – Ferro ou manganês na água

O excesso de ferro ou manganês é o responsável por mais de 70% dos poços artesianos com problema na água. Se além do cheiro ruim, a água também estiver amarelada e a louça do banheiro ou tecidos de roupas estiverem ficando manchados, é bem provável que esse seja o motivo pelo mau odor da água do seu poço.

Esses elementos em excesso fazem muito mal para a saúde a longo prazo, provocando problemas cardíacos, no fígado e no sistema nervoso, e também por colaborarem com a proliferação de bactérias nocivas.

Água avermelhada saindo de torneira de pia do banheiro.

2 – Sulfeto de Hidrogênio

Se a água do poço artesiano com cheiro ruim estiver com odor de ovo podre, grandes chances de esse ser o problema. O sulfeto de hidrogênio é um gás incolor que pode existir naturalmente nas águas subterrâneas, já que é formado pelas bactérias presentes no solo que usam enxofre como fonte de energia e transformam sulfatos em sulfeto de hidrogênio.

Apesar do odor ruim, geralmente, é encontrado em pequenas quantidades na água do poço, não oferecendo riscos à saúde. Ainda assim, esse contaminante pode causar danos aos tubos, pois corrói vários metais, produzindo manchas negras no material.

3 – Algas verde-azuladas

Outra causa de água do poço artesiano com cheiro ruim são as algas verde-azuladas. Em pequenas quantidades, o odor pode ser de mofo, especiarias ou ervas. Em quantidades maiores, pode produzir um cheiro mais podre ou até mesmo medicinal.

4 – Terra e pedras

O mau cheiro, assim como a coloração amarelada, também podem ser causados porque a água teve muito contato com pedras e terra durante seu ciclo de vida.

Como tratar a água do poço artesiano?

Saiba como tratar água do poço artesiano com cheiro ruim.

Para fazer o tratamento da água do poço artesiano, é preciso descobrir antes qual o problema. Nesse sentido, é essencial contar com a ajuda de uma empresa séria do segmento. Profissionais credenciados e especializados no assunto vão conseguir resolver o seu problema de modo fácil e rápido, indicando a solução necessária.

Veja abaixo os serviços que você vai precisar receber para resolver o problema de água do poço artesiano com cheiro ruim.

Análise da água

Fazer uma análise físico-química e microbiológica da água é o primeiro passo para tratar o problema. Ela analisa a cor, sabor, odor, excesso de elementos químicos e micro-organismos que podem estar presentes na água.

Com ela em mãos, é possível saber qual o tratamento mais adequado para o seu problema. Sem essa análise, você arrisca instalar um equipamento que não vai resolver o que está causando a água do poço artesiano com cheiro ruim. Por isso, siga o diagnóstico à risca.

A análise da água é imprescindível para saber o que está causando o mau odor.

Limpeza do poço

A limpeza é essencial para manter a qualidade da água, assim como a integridade dos equipamentos que compõem o poço. Após a análise da água, se constatada a presença de algum elemento contaminante, é preciso que ela seja feita em caráter corretivo.

Entretanto, é recomendado fazer a limpeza preventiva a cada três anos para que pequenos problemas sejam rapidamente identificados sem correr o risco de se tornarem uma grande preocupação.

Durante a limpeza, o equipamento de bombeamento é retirado, higienizado e averiguado. As incrustações da estrutura do poço e a água suja são retiradas. E a água é desinfectada com hipoclorito de sódio. A bomba é reinserida no poço e são aferidos os níveis de água. Depois de tudo isso, ainda é indicado realizar uma nova análise da água para ter certeza de que está no padrão de qualidade para consumo.

➡️ Saiba mais sobre limpeza de poço artesiano – Hidrolle

Filtro para poço artesiano

Algumas vezes, apenas a presença de um filtro basta para resolver o problema da água com cheiro ruim. Alguns elementos utilizados no tratamento de água de poço artesiano: filtro desmineralizador, filtro abrandador, filtros centrais e, dependendo da vazão e do volume, pode até mesmo ser necessária uma estação de tratamento de água.

Os interiores dos filtros podem conter carvão ativado, zeólita, areia, entre outros elementos.

A escolha do melhor filtro para seu poço deve considerar o material em excesso encontrado durante a análise da água. Alguns desses filtros também ajudam a eliminar o mau odor devido ao contato da água com pedras e terra.

Filtro de poço artesiano.

De onde vem a água do poço artesiano?

A água do poço artesiano vem de lençóis freáticos ou de aquíferos, dependendo da profundidade da perfuração.

➡️ Entenda tudo sobre poços artesianos e semi artesianos – Blog

Água do poço artesiano é potável?

Embora muitas vezes a água do poço já seja segura para consumo após a perfuração, ela não é potável. Isso é porque a potabilidade da água deve seguir uma série de requisitos para obedecer à legislação brasileira de potabilidade. Para ser considerada potável, a água precisa atender parâmetros quanto sua cor, PH, turbidez, segurança (não ter um alto número de bactérias), entre outros.

Além disso, para ser considerada potável, a água precisa ter cloro. Esse elemento funciona como um agente desinfectante, já que é capaz de matar microorganismos que prejudicam a saúde. O teor mínimo de cloro residual deve ser de 0,2 mg/L em toda a distribuição de água (boca do poço, torneiras, chuveiros, etc.) para não causar alteração no sabor da água.

Perfuração e manutenção de poço artesiano – Hidrolle

Poço artesiano sendo perfurado.

Agora que você já sabe o que fazer quando tiver água do poço artesiano com cheiro ruim, entre em contato com a nossa equipe. Aqui na Hidrolle você encontra profissionais com mais de 20 anos de experiência em poços artesianos. Nossa empresa possui todas as certificações dos órgãos reguladores e equipamentos de alta tecnologia para oferecer qualidade em todas as etapas do serviço.

Artigos que Podem te Interessar

Descubra tudo sobre perfuração, manutenção e regularização de poços artesianos com artigos completos sobre suas principais dúvidas!

Veja Todos os Artigos