Perfilagem ótica de poços artesianos: saiba tudo!

Perfilagem ótica de poços artesianos: saiba tudo!

Na hora de construir um poço artesiano em seu terreno, há um procedimento chamado perfilagem ótica, que permite avaliar com mais exatidão as reais condições e possíveis diagnósticos sobre o funcionamento dessa construção, em especial, para procedimentos mais profundos e com estruturas maiores.

Sendo assim, podemos considerar que este tipo de procedimento técnico traz uma vantagem estratégica para o seu projeto, justamente porque ajuda a entender melhor como será o poço artesiano depois de pronto e, claro, evita alguns possíveis problemas comuns durante a construção.

Quer saber mais detalhes e entender o que é e como funciona a perfilagem ótica de poços artesianos? Então, continue até o final e tome nota das dicas que separamos a seguir.

Boa leitura!

O que é perfilagem ótica de poços artesianos?

Como bem resumimos, a perfilagem ótica de poços artesianos se refere a um conjunto de métodos que permite gerar o perfil construtivo e operacional de um poço, assim como garante as melhores condições de funcionalidade e conservação da construção depois de pronta.

Em outras palavras, esse tipo de prática proporciona um diagnóstico mais exato, desde a perfuração, até o funcionamento completo do poço artesiano, contribuindo para a sua eficiência e também para evitar possíveis problemas futuros.

Além disso, a perfilagem ótica de um poço artesiano ajuda na tomada de decisão do projeto, bem como a escolha correta dos insumos, tubulações, investimentos necessários e a mão de obra a ser contratada.

Dois colaboradores da Hidrolle trabalhando na perfuração de poço artesiano.

Como funciona a perfilagem de poços artesianos?

A perfilagem ótica de um poço artesiano se utiliza de uma câmera especial, que é introduzida até o fundo da construção e que, por sua vez, permite produzir imagens de excelente qualidade de seu interior, sem a necessidade de acesso humano ao local.

Tal equipamento é também à prova d’água, conta com sistema de iluminação eficiente em LED e com capacidade de foco nas imagens, o que garante nitidez aos mínimos detalhes do interior do poço artesiano, assim como análise de suas condições físicas.

Fora a câmera, a perfilagem ótica de poços artesianos engloba também outras ferramentas específicas, bem como medidores de radioatividade, sensores magnéticos, entre outros possíveis.

O que é avaliado na perfilagem ótica de poços artesianos?

Com a ajuda das imagens obtidas pela câmera durante a perfilagem ótica do poço artesiano e do uso de outros medidores, é possível avaliar uma série de condições da construção.

Entre os principais métodos de avaliação de um poço artesiano, vale destacar os seguintes:

  • gama natural: capaz de mensurar o nível de radioatividade natural nas paredes;
  • caliper: ajuda a medir o diâmetro interno do poço artesiano;
  • acústico: gera imagens em 360 graus para avaliar as paredes internas do poço;
  • spinner: mede a vazão de água do poço.

Em geral, a perfilagem pode ser feita em qualquer tipo de poço, tanto revestidos, como aqueles parcialmente revestidos, ainda que existam limitações em relação à profundidade de determinadas tecnologias.

Por fim, a filmagem realizada pelo processo de perfilagem ótica em poços artesianos costuma durar, em média, um dia. Enquanto isso, a emissão do laudo técnico e a gravação das imagens em um material específico (CD, DVD, pendrive etc.) podem levar mais tempo, dependendo das condições do prestador de serviço.

Quais são as vantagens agregadas por um serviço de perfilagem ótica?

Vantagens de perfilagem ótica  na perfuração de poços.

Como bem vimos, a perfilagem ótica em poços artesianos permite avaliar e mensurar uma série de fatores importantes dentro desse tipo de construção.

Sendo assim, podemos levantar alguns benefícios e capacidades específicas que esse tipo de prática pode proporcionar ao seu projeto. Confira!

  • Elaboração de perfis construtivos – a perfilagem ajuda a definir o perfil construtivo do poço artesiano, bem com a profundidade e diâmetro ideal, a quantidade de revestimento, o tipo de litologia etc;
  • avaliação de riscos – a perfilagem ótica também possibilita diagnosticar riscos, como vazamentos, rachaduras e fraturas na rocha;
  • observação de características hidrodinâmicas – avalia a entrada e saída de água do poço artesiano, seja por filtro ou fraturas;
  • detecção de materiais estranhos – a perfilagem ótica também possibilita identificar a presença de objetos no interior do poço;
  • ajuda na tomada de decisões – identifica as reais necessidades para a construção ou manutenção do poço artesiano.

Perfilagem ótica preventiva X diagnóstica

Para finalizar, é importante destacar que a perfilagem ótica em poços artesianos pode ser realizada com dois objetivos principais. O primeiro deles, é o que podemos chamar de processo diagnóstico, ou seja, quando a avaliação se dá em construções já prontas e em processos de manutenção do poço, justamente para mensurar possíveis problemas e necessidades.

Já o segundo caso, a perfilagem preventiva, como o próprio nome já sugere, se faz antes mesmo do funcionamento pleno da construção. Ou seja, essa prática ajuda a identificar as reais necessidades e até mesmo a capacidade operacional do poço depois de construído.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre o processo de perfilagem ótica em poços artesianos. Como visto, tal procedimento é considerado de suma importância, tanto para garantir a melhor eficiência de seu projeto, como para evitar possíveis problemas nesse tipo de construção.

Perfuração de poço artesiano pela Hidrolle.

Quer saber mais detalhes sobre perfilagem ótica e onde encontrar esse tipo de serviço, com garantia e qualidade dos laudos? Então, não deixe de conversar com um de nossos especialistas e conheça os diferenciais da Hidrolle.

Artigos que Podem te Interessar

Descubra tudo sobre perfuração, manutenção e regularização de poços artesianos com artigos completos sobre suas principais dúvidas!

Veja Todos os Artigos