Bomba dosadora de cloro para poço artesiano: saiba tudo o que é preciso!

Bomba dosadora de cloro para poço artesiano: saiba tudo o que é preciso!

Se você está em busca de uma bomba dosadora de cloro para poço artesiano, saiba que, hoje, há diversas opções disponíveis no mercado. No entanto, antes de realizar qualquer investimento, é muito importante conhecer bem as características e diferenciais de cada uma delas, justamente para ter a garantia de comprar o equipamento mais adequado às suas necessidades.

E como desse assunto a gente entende bem, nós preparamos um artigo completo com dicas e informações úteis sobre o tema para você acertar em cheio na sua escolha e poder tratar a água de seu poço artesiano na medida certa.

Quer saber mais? Então, continue até o final e tome nota. Boa leitura!

Qual a importância da aplicação de cloro no poço artesiano?

O uso do cloro em poços artesianos tem uma função fundamental como desinfetante no processo de tratamento da água subterrânea, possibilitando assim que ela se torne potável.

No entanto, por se tratar de um elemento químico, a dosagem adequada é também um fator de extrema importância dentro desse procedimento. Portanto, o uso de equipamentos específicos, como uma bomba dosadora, por exemplo, permite controlar detalhadamente o nível do produto aplicado e garantir a melhor qualidade possível da água a ser consumida.

Como funciona a bomba dosadora de cloro para poços artesianos?

Bomba dosadora de cloro.

As bombas dosadores de cloro para poços artesianos são equipamentos bem leves e compactos. Também são bem simples de serem instalados, sem a necessidade de grandes investimentos ou obras complicadas.

Na prática, a função principal deste equipamento é realizar o processo de cloração da água, de uma forma contínua e automática. Ou seja, após definir a dosagem ideal para o seu poço artesiano, o próprio equipamento cuidará da aplicação do cloro, sem que você se preocupe em medir e adicionar novas doses.

Além disso, as bombas dosadoras possuem diferentes capacidades de dosagem e são consideradas equipamentos muito confiáveis e seguros, evitando assim qualquer excesso ou falta do elemento químico e garantindo um tratamento da água realmente efetivo para o seu consumo.

Dessa forma, uma bomba dosadora de cloro para poço artesiano permite:

  • repor automaticamente os produtos químicos necessários ao consumo;
  • ajustar a dosagem adequada e o pH da água;
  • analisar mensalmente, para avaliar se a poluição ou qualquer outro agente modificou a composição natural e a retrolavagem dos filtros;
  • garantir um tratamento efetivo e muito seguro para o consumo das águas do poço artesiano.

Como é o processo de instalação da bomba dosadora?

Em geral, muitas empresas especializadas na perfuração de poços artesianos já oferecem este tipo de equipamento e, claro, fornecem toda a mão de obra para a sua instalação.

Mas se você já tem o poço pronto e quer apenas investir numa boa bomba dosadora de cloro, é totalmente possível comprar o equipamento também e contratar uma equipe para a instalação, que é feita de forma simples e rápida, necessitando basicamente de um local para a implementação e ligação elétrica.

Porém, se você ainda não tem o poço artesiano perfurado em seu terreno, o primeiro passo é contatar os órgãos competentes de sua cidade para licenciar a perfuração, chamar uma empresa especializada nesse tipo de serviço e realizar uma análise físico-química completa sobre a água subterrânea existente ali.

Com tudo isso devidamente aprovado e apto para o consumo, a própria empresa de perfuração poderá fornecer e instalar a bomba dosadora de cloro também.

Veja como é a instalação de bomba em poço artesiano.

Quais os benefícios agregados por este tipo de equipamento?

Ainda que os poços artesianos coletem águas isoladas e, em geral, sem a interferência de ações humanas, eles precisam de tratamentos específicos.

E como bem destacamos, a bomba dosadora para cloro é um equipamento que vai permitir esse processo de forma eficiente, prática e segura.

Fora isso, é possível destacar outros benefícios que a bomba dosadora de cloro para poço artesiano proporciona, como:

  • automatização das dosagens de produtos na água;
  • segurança e praticidade nas aplicações;
  • alta durabilidade e resistência do equipamento;
  • resistência a fatores como calor, umidade e corrosão;
  • excelente custo-benefício;
  • economia e precisão ideal na aplicação de produtos químicos.

Como escolher a melhor bomba dosadora de cloro?

Agora que você sabe o que é e como funciona uma bomba dosadora de cloro para poço artesiano, o próximo passo é escolher o fornecedor ideal e, claro, acertar na escolha da marca.

Sendo assim, apresentamos um pouco a Hidrolle, empresa referência na perfuração e no fornecimento de soluções completas para a instalação de poços artesianos na região de São Paulo, sendo considerada um dos principais nomes deste setor.

Para garantir mais segurança, durabilidade e máxima precisão no tratamento de suas águas, a Hidrolle trabalha apenas com fabricantes renomados de bombas dosadores, com destaque para a EBARA, a JVP e a Leão, três principais referências nacionais.

Além de equipamentos de última geração e atendimento personalizado, a Hidrolle oferece todo o suporte necessário para a escolha da melhor solução e conta com equipes altamente capacitadas para entregarem um serviço de excelente qualidade e com toda a segurança que sua empresa precisa.

Colaborar da Hidrolle em perfuração de poço artesiano.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre como funcionam e como investir em uma bomba dosadora de cloro para poços artesianos, permitindo assim um tratamento mais automatizado, econômico e inteligente para a sua água.

Gostou? Quer saber mais sobre o assunto e escolher a sua bomba dosadora para poço artesiano? Então, aproveite a oportunidade e faça já o seu orçamento como quem mais entende do tema. Fale com um de nossos especialistas!

Artigos que Podem te Interessar

Descubra tudo sobre perfuração, manutenção e regularização de poços artesianos com artigos completos sobre suas principais dúvidas!

Veja Todos os Artigos